top of page
  • Foto do escritorFlora Fogaça

Em reunião na Flora Fogaça, produtores da Ibiapaba criam associação

Em reunião na Flora Fogaça, produtores da Ibiapaba criam associação

Em uma assembleia realizada ontem, dia 8 de maio, na sede da Floricultura Flora Fogaça, produtores de flores, folhagens, mudas e plantas ornamentais da região da Ibiapaba definiram a criação da Associação dos Produtores Ibiapabanos de Flores e Ornamentais (APIFLOR). A criação da associação objetiva fortalecer toda a cadeia produtiva da região o setor na região.

 

Além deste fortalecimento, outros pontos foram considerados pelos membros da associação como a representatividade dos interesses dos produtores junto instituições, a profissionalização, o acesso a crédito, insumos e serviços.

 

Um dos aspectos abordados por Roberto Reijers, da Reijers Produção de Rosas, foi a necessidade de abrir novos mercados para os produtos da região e a participação dos produtores na PEC Nordeste 2024. “A FAEC disponibilizará vinte boxes para exposição e vendas de flores, folhagens e ornamentais, o que vai evidenciar o potencial de produção do Ceará”. “Precisamos ir até o mercado, oferecer os nossos produtos, daqui de São Benedito para o consumidor final de Fortaleza, que não vem aqui na região para comprar flor”, pontuou.

 

Cláudio Fogaça, da Flora Fogaça, também salientou que criar uma associação dos produtores vai fortalecer a todos “a gente precisa se unir para ficar fortes e ter independência, para não precisar depender tanto das autoridades para fazer as nossas coisas”. Outro quesito observado por Fogaça foi a respeito da demanda de alguns produtos, como determinadas variedades de folhagens, alstroemelias, que têm procura. “A falta de alguns produtos no mercado pode ser produzida o em conjunto por parte dos membros da associação, podemos vender produtos diferentes, não apenas tango e áster”.

 

Ainda sobre união dos interesses, Felipe Rodrigues de Paiva, do Viveiro Serra Grande, lembrou que já está fazendo parceria com a Reijers. “Já estamos fazendo algumas coisas com a Reijers, utilizando plásticos, vendendo também nossos produtos”.

 

Formalização da Associação

 

Durante a reunião, os produtores também definiram a composição provisória da diretoria da Associação dos Produtores Ibiapabanos de Flores e Ornamentais (APIFLOR) e que será referendada com a votação de todos os membros:

 

Presidente: Felipe Rodrigues de Paiva (Viveiro Serra Grande)

Vice-presidente: Alisson Matias Araújo (Ilha Peres)

Tesoureiro: Antônio Ferreira de Sousa (Floricultura Rayanne)

1ª Secretária: Sara Fernandes (Viveiro Mulungu)

2º Secretário: Israel Oliveira de Medeiros (Bougainville Mudas)

 

A próxima reunião da APIFLOR será realizada no dia 29 de maio, na Flora Fogaça. Na pauta, a preparação e logística da PEC Nordeste e a escolha definitiva da diretoria da associação.


Leia Mais:



 

 

Comments


bottom of page