Informativo dos 10 anos 

 

                                                                      

 

 

 

 

 

 

 

Os 10 anos da Flora Fogaça

 

Os 10 anos da Floricultura Flora Fogaça são marcados por uma série de acontecimentos. Desde a vinda do proprietário Cláudio Fogaça, do interior de São Paulo para o estado do Ceará, até a sua decisão em permanecer em São Benedito, isto é, de implantar uma empresa de sucesso em um setor, à época, incerto no Estado.

 

E essa história data de longe, do dia em que foi comprar pela primeira vez na cidade, sem conhecer ninguém, teve a confiança de Seu Antônio Glória. Ele o vendeu uma televisão, que Cláudio guarda até hoje. Mais que um crédito de confiança, a partir dali, a certeza que ficaria em São Benedito, por conta da acolhida carinhosa e o apoio que recebeu de muita gente no município.

 

Fogaça é muito grato a todos que o ajudaram nesse período, a sociedade de São Benedito e tanta gente na Ibiapaba. A lembrança do seu amigo irmão Ciélio Rodrigues, contabilista de Tianguá, que faleceu em 2013, é lembrada com os olhos marejados de um Cláudio que o tinha como irmão.

 

Colaboradores, parceiros, o filho Mateus e amigos fizeram questão de prestar depoimento para atestar o quanto são agradecidos à Flora Fogaça por ter feito parte da história deles em uma década de empresa. Mais que uma empresa, a Flora é sinônimo de qualidade, bem-estar, compromisso e, o mais importante, uma empresa que valoriza o ser humano.

 

Conversa com Cláudio Fogaça

 

 Cláudio Fogaça fala do começo da Flora Fogaça, os planos de expansão da empresa, assim como a sua preocupação em trabalhar o social e o quanto é agradecido às pessoas de São Benedito pela hospitalidade e apoio.

 

Vinda para São Benedito

 

Eu trabalhava em São Paulo, conheci o atacadista Paulo Stefano, em Fortaleza, que tem uma produção em Tianguá. Trabalhei com ele primeiro em 2002, depois disso, conheci São Benedito, achei que daria para plantar flores, então, resolvi investir no município.

 

A expansão da empresa

 

Quando a gente começou, vendia os nossos produtos para os atacadistas das capitais em Fortaleza, Teresina, São Luís. Hoje em dia, mudamos o foco, com as nossas próprias lojas; começamos por São Luís, Teresina e, futuramente, em Fortaleza. O nosso objetivo é que cada capital tenha a sua própria loja de distribuição de todos os nossos produtos. Belém, por exemplo, terá uma loja no final do ano.

 

                                                        As variedades da Flora Fogaça

 

                                                                          O carro-chefe da empresa é o crisântemo, são as margaridas, depois tem o tango, o áster, a rosa e                                                                                       algumas folhagens. Hoje, por conta desse trabalho que teremos com as lojas, precisamos de um mix de                                                                             produtos, com flores mais nobres, para variar mais os nossos produtos. Temos um sítio exclusivo para                                                                               isso com lírios, girassol, boca-de-leão, lisiantus, gipsófilas, em torno de dez variedades que já estamos                                                                                 produzindo para atender a essa demanda.

 

                                                        Preocupação social

 

                                                                          A gente tem que pensar de uma forma geral, tantas crianças que estão precisando. Não podemos                                                                                       depender só de prefeitura, governo do estado, acho que as empresas têm que fazer também. Sempre                                                                               que for possível vou ajudar, meu foco é esse, colaborar. Nos valores da empresa, nós temos isso como                                                                               objetivo, esse preocupação social, com os funcionários e com a comunidade.

                      

                                                        Agradecimentos e considerações finais

 

                                                                          Primeiro aos colaboradores, principalmente os que estão comigo desde o início, que acreditaram no                                                                                   nosso trabalho, que estão comigo até hoje, porque sem eles não seríamos nada. Citar o nome de pessoas, não queria fazer isso, pois a gente acaba esquecendo alguns.

 

Mas tem um irmão que perdi em janeiro desse ano, meu amigo Ciélio, lá de Tianguá, que colaborou muito comigo no começo, que também acreditou em mim. Vale lembrar que muita gente em São Benedito me ajudou, quando cheguei aqui, como cachorro que cai da mudança e não conhece ninguém (risos).

 

Tenho que agradecer muito, a cidade é muito hospitaleira. Hoje a minha vida é toda em São Benedito, a Flora Fogaça é muito bem vista aqui no município. A sociedade em geral, sou muito grato ao povo de São Benedito.

 

 

 

 

 

 

 

Obrigado, Flora Fogaça

 

Na reportagem da página 3, do informativo impresso, colaboradores e amigos agradecem a Flora Fogaça pela parceria e o envolvimento social nesses 10 anos

 

Ao completar 10 anos, a Floricultura Flora Fogaça criou fortes laços de amizades e parcerias sólidas com as empresas, ex-funcionários e funcionários.

 

A empresária Euda Mota Martins, da Distriflores, relembra a determinação de Cláudio Fogaça e o quanto isso foi fundamental para a continuação de um projeto. “A vinda de Cláudio, em um momento difícil, com a empresa anterior, representou um recomeço. Ele ter acreditado que era possível, ter assumido esse compromisso e ter criado a Flora Fogaça'', afirma Euda. Ela também ressalta que foi muito bom ter trabalhado com ele e que sente orgulho em continuar essa parceria.

 

Para a Coordenadora do TECFLORES, Patrícia Moreira, a Flora Fogaça é uma referência na cadeia produtiva de flores e um exemplo a ser seguido. “Admiro muito o trabalho de Cláudio, a sua forma de receber as pessoas, sempre disposto a colaborar em qualquer situação'', destaca.

 

Fágner Paiva, funcionário do setor administrativo, diz que sente orgulho em fazer parte da empresa. ‘‘Para mim, fazer parte da Flora Fogaça é de grande importância, pois sinto orgulho do que faço’’. Confira abaixo mais depoimentos sobre a empresa.

 

 

A Flora representa muito de minha vida, se não fosse ela, eu teria ido tentar a vida no Rio de Janeiro. Só tenho a agradecer a Flora Fogaça e ao meu chefe Cláudio por tudo, pela chance que ele me deu em junho de 2003.

Antônio Carlos Brito Silva,

Encarregado Geral

Cláudio sempre deu oportunidade para os funcionários e é muito bom estar crescendo junto com a empresa, foi uma grande chance que eu tive para crescer.

 

Antônio Carlos de Paiva trabalha na empresa desde 2003

A floricultura Flora Fogaça representa o resgate da dignidade dos trabalhadores do Inhuçu, da circunvizinhaça e o compromisso social. Nossa parceria é muito importante para o crescimento do nosso Distrito, baseada em um elo de amizade entre as duas empresas.

Graça Veríssimo e seu filho Raulilson Veríssimo,Madeireira,  Inhuçu

Trabalhar na Flora Fogaça é um orgulho muito grande. Aprendo muito com meu pai. Sei que na empresa eu sou um funcionário, mas não esqueço nunca é o meu pai, tenho orgulho disso.

 

 

Mateus Fogaça, filho de Cláudio Fogaça

 

Um amigo de verdade

Há uma frase filosófica que diz que ‘o amigo de verdade é o amigo na necessidade’, e isso se aplica a amizade que uniu durante mais de dez anos Cláudio Fogaça e Ciélio Rodrigues, cidadão tianguaense, que deixou a cidade triste no dia em que partiu.

 

Os dois se ajudavam mutuamente, era mais que uma relação comercial, um sentimento de irmão que um nutria pelo outro. ‘‘Perdi mais que um amigo, perdi um irmão, alguém em que eu podia contar sempre’’, diz Fogaça, emocionado.

 

‘‘Eu também tenho Cláudio como irmão. Ele e Ciélio tinham essa amizade, eram parceiros, quando um precisava recorria ao outro sem cerimônia’’, conta Lucieldo Rodrigues Moreira, um dos sete irmãos de Ciélio.

 

O nome de Ciélio é bem curioso: Juciele Rodrigues Moreira, o qual ele não gostava muito, segundo seu irmão, de vez em quando comentava com bom humor quando as pessoas ligavam para o seu escritório de contabilidade e o procurava como se fosse uma mulher. Ciélio era um bom filho, irmão, companheiro, amigo de todos. Como patrão, demonstrava felicidade o tempo todo no ambiente de trabalho, não havia tempo ruim para ele.

 

 

Seu time do coração era o Vasco da Gama, mas em Tianguá, atuou em alguns times, como o Estrela Vermelha e, recentemente, atuava pelo time de veteranos do Serra Verde.

 

A família sente muito a falta dele, principalmente a mãe, De Jesus Rodrigues, que lembra do sorriso do filho amado. O irmão Lucieldo dá continuidade ao trabalho no escritório, mas afirma que não está sendo fácil. ‘‘Ele faz muito falta, ele sonhou com isso aqui, idealizou, iniciou e conseguiu realizar. Está sendo difícil, mas com a ajuda de Deus está menos dificultoso’’.

 

O seu falecimento em 7 de janeiro entristeceu Tianguá. Os que o conheciam compareceram ao seu enterro e lamentaram uma perda tão precoce. Mas, Ciélio, ao longo dos seus 43 anos, deixou uma chama de alegria para os que estavam a sua volta.

 

No seu enterro, em uma terça-feira, os contabilistas de Tianguá fecharam os seus escritórios para prestarem uma justa homenagem a um homem que honrou e orgulhou a classe.

 

 

 

 

 

 

 

 

Lucieldo e Ciélio, à época em que atuou no Estrela Vermelha

Cláudio Fogaça, ao lado de Ciélio, que mesmo enfermo, sorria e sinalizava com o polegar direito que estava tudo bem. Em pé, a sua irmã Cirlene Rodrigues, que cuidou dele com dedicação

Matéria da página 4, em que Cláudio Fogaça homenageia o seu amigo Ciélio Rodrigues (in memorian), contabilista de Tianguá

A Floricultura Flora Fogaça, localizada na Região da Ibiapaba, em São Benedito, no Ceará, completou a sua primeira década com atuação direta em cinco estados brasileiros e com metas de atingir todas as capitais do País nos próximos 5 anos

Foto comemorativa dos 10 anos

© 2018 por Flora Fogaça. 

SEGUNDA - SEXTA

08h às 17h

​SÁBADO 

8h ás 11h

Rod. da Confiança Sul   S/N  Sítio Ipiranga

Bairro Ipiranga   São Benedito CE.

(88) 36262613

(88) 999840550

(88) 999840504

HORÁRIOS DE

FUNCIONAMENTO

 

ENDEREÇO