O município celebra neste 12 de maio a emancipação política
A Guaraciaba das carnaubeiras, das hortaliças, de Martinslândia, da Várzea dos Espinhos, de Sussuanha, Mocambo, dos Morrinhos Novos, de Limoeiro dos Pompeus e de Nossa Senhora dos Prazeres, a sua padroeira. O torrão, em que Antônio Conselheiro fez história em sua breve passagem pelo município, completa hoje 232 anos de emancipação política.
É a terra de José Luis Lira; do novo bispo de Quixadá, Dom Aurélio Pinto, dos intelectuais e dos artistas Clara Mello, JB Melo, Diassis Lira, Tâmara Rodrigues; dos grandes agentes culturais Helder Melo, Dan Seixas, Romário Alves, Marcos Castro. Do Mestre de Cultura Márcio Pena, que a adotou como seu lugar. E dos saudosos inesquecíveis: a escritora Vanda Farias e do professor João Barreto, que nomeia o teatro mais bonito da Ibiapaba!
Na economia, Guaraciaba do Norte é forte na sua horticultura e um dos destaques no setor no estado do Ceará. E tem um cartão-postal de sua vista serrana como o ponto mais alto da Ibiapaba com seus notáveis 984 metros de altitude e um dos lugares mais altos do Ceará!
A cidade ibiapabana tem duas primas mais novas, as Guaraciabas de Santa Catarina, com 61 anos, e a de Minas Gerais, 74 anos. Mas com sobrenome somente a cearense Guaraciaba do Norte.
E, nós que fazemos a Flora Fogaça, parabenizamos aquela que foi Vila Campo Grande, pela sua história, pela grandiosidade de seus ilustres munícipes, por contribuir com o desenvolvimento do Ceará com a sua agricultura e por ser mais uma flor da Ibiapaba!
Leia mais:
Comments