top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlora Fogaça

Parabéns, São Benedito: cidade de Farias Brito, de um povo de fé e das flores da Flora Fogaça

Cidade comemora os seus 149 anos de emancipação como um dos municípios mais importantes da Serra da Ibiapaba

25 de novembro de 2022, um dia para celebrar, o aniversário de São Benedito, em uma sexta-feira não poderia ter dia melhor para comemorar os seus 149 anos de emancipação em grande estilo. O saudoso filho de São Benedito, Aristides Barreto, se estivesse vivo, escreveria como manchete no seu jornal Lanceta: após a vitória do Brasil na Copa, hoje é dia de celebrar a terra dos Tabajara!


Sim, São Benedito tem fortes raízes indígenas em sua cultura, do Inharé ao Inhuçu, a começar pelo Rio Arabê, onde Pedro Coelho chegou para erguer o seu arraial no século XIX. Pouco tempo depois, em 24 de julho de 1862, dez anos antes de São Benedito ser desmembrado de Viçosa do Ceará, nascia o maior filósofo do Brasil Raimundo Farias Brito. O filho de Marcolino José de Brito e Eugênia Alves de Farias se tornaria o mais ilustre beneditense a fazer história.

Em 2022, comemora-se também os 160 anos de nascimento de Faria Brito (1862-1917)


“Há, pois a luz, a natureza e há consciência. A natureza é Deus representado, a luz é Deus em sua essência e a consciência é Deus despercebido". (Farias Brito)

A religiosidade na frase de Farias Brito foi uma prévia do que São Benedito se tornaria no futuro, uma referência também com o Santuário de Fátima da Serra Grande, idealizado pelo saudoso Padre Antônio, um maranhense que adotou São Benedito como sua terra também. Graças ao seu ideal, o complexo em São Benedito se tornou um dos roteiros do Brasil para o turismo religioso.

Fachada do Santuário de Fátima, em São Benedito - Foto: Anselmo Bandeira


A história de São Benedito é muito bonita com a sua força contagiante do trabalho da população, uma feira diária, um comércio forte, um clima maravilhoso! A cidade tem diversos atrativos para os visitantes, que têm hoje o aeroporto regional em pleno funcionamento para facilitar os turistas conhecerem o potencial agrícola do município que é destaque em nível nacional, notadamente pelas flores.


E há 20 anos, nós da Flora Fogaça acreditamos nesta possibilidade de plantar várias sementes para se transformarem em lindas flores e gerar tantas oportunidades para as pessoas desta cidade.


Somos muito gratos a tudo que São Benedito nos deu e continua nos oferecendo. A Flora Fogaça existe pela determinação de Cláudio Fogaça, mas também por ter sido bem acolhida pelas pessoas de São Benedito e por ter tido excelentes profissionais em seus quadros ao longo destas duas décadas.


Parabéns, São Benedito, oferecemos flores como o nosso maior presente para toda a população desta cidade que nos recebeu bem e nos orgulha de fazermos parte dela!

(Foto: Praça Nação dos Tabajara: IBGE)


MAIS NOTÍCIAS


bottom of page