Cidade comemora os seus 149 anos de emancipação como um dos municípios mais importantes da Serra da Ibiapaba
25 de novembro de 2022, um dia para celebrar, o aniversário de São Benedito, em uma sexta-feira não poderia ter dia melhor para comemorar os seus 149 anos de emancipação em grande estilo. O saudoso filho de São Benedito, Aristides Barreto, se estivesse vivo, escreveria como manchete no seu jornal Lanceta: após a vitória do Brasil na Copa, hoje é dia de celebrar a terra dos Tabajara!
Sim, São Benedito tem fortes raízes indígenas em sua cultura, do Inharé ao Inhuçu, a começar pelo Rio Arabê, onde Pedro Coelho chegou para erguer o seu arraial no século XIX. Pouco tempo depois, em 24 de julho de 1862, dez anos antes de São Benedito ser desmembrado de Viçosa do Ceará, nascia o maior filósofo do Brasil Raimundo Farias Brito. O filho de Marcolino José de Brito e Eugênia Alves de Farias se tornaria o mais ilustre beneditense a fazer história.
Em 2022, comemora-se também os 160 anos de nascimento de Faria Brito (1862-1917)
“Há, pois a luz, a natureza e há consciência. A natureza é Deus representado, a luz é Deus em sua essência e a consciência é Deus despercebido". (Farias Brito)
A religiosidade na frase de Farias Brito foi uma prévia do que São Benedito se tornaria no futuro, uma referência também com o Santuário de Fátima da Serra Grande, idealizado pelo saudoso Padre Antônio, um maranhense que adotou São Benedito como sua terra também. Graças ao seu ideal, o complexo em São Benedito se tornou um dos roteiros do Brasil para o turismo religioso.
Fachada do Santuário de Fátima, em São Benedito - Foto: Anselmo Bandeira
A história de São Benedito é muito bonita com a sua força contagiante do trabalho da população, uma feira diária, um comércio forte, um clima maravilhoso! A cidade tem diversos atrativos para os visitantes, que têm hoje o aeroporto regional em pleno funcionamento para facilitar os turistas conhecerem o potencial agrícola do município que é destaque em nível nacional, notadamente pelas flores.
E há 20 anos, nós da Flora Fogaça acreditamos nesta possibilidade de plantar várias sementes para se transformarem em lindas flores e gerar tantas oportunidades para as pessoas desta cidade.
Somos muito gratos a tudo que São Benedito nos deu e continua nos oferecendo. A Flora Fogaça existe pela determinação de Cláudio Fogaça, mas também por ter sido bem acolhida pelas pessoas de São Benedito e por ter tido excelentes profissionais em seus quadros ao longo destas duas décadas.
Parabéns, São Benedito, oferecemos flores como o nosso maior presente para toda a população desta cidade que nos recebeu bem e nos orgulha de fazermos parte dela!
(Foto: Praça Nação dos Tabajara: IBGE)
コメント