top of page
  • Foto do escritorFlora Fogaça

A Flora Fogaça saúda São Benedito, a princesa da serra, pelos seus 148 anos

O município faz aniversário neste 25 de novembro

São Benedito completa 148 anos de emancipação política. Uma história iniciada pela tribo dos Tabajaras e que até os dias de hoje é contada por aqueles que habitam esta terra próspera e de grande valor.


É a terra dos bons amigos, da agricultura, das flores, dos poetas, desportistas, agentes culturais, da religiosidade, do eterno Rio Arabê e que possui as suas características ibiapabanas como um clima maravilhoso, uma população hospitaleira e que atrai muitos turistas e amantes da natureza.


25 de novembro é uma data especial porque é o dia em que o sambeneditense enaltece ainda mais a sua terra natal, a sua princesa da serra e leva em consideração as palavras do seu hino na 1ª estrofe que é com as suas conquistas que ao progresso avança:


“A cidade cercada de matas

Cuja cor simboliza a esperança

De conquista em conquista mais altas

Passo a passo ao progresso ela avança

Sem temer por rival qualquer terra

A garbosa princesa da serra

Sem temer por rival qualquer terra

A garbosa princesa da serra”.


E é pelos ideias de tantos que fizeram história nessa terra, dos índios Tabajaras, o Índio Jacob, a Aristides Barreto, Farias Brito, Monsenhor Tibúrcio, Maria Stella Furtado, pelas pessoas que registraram as suas histórias, feirantes, comerciantes, empresários, profissionais de todas as áreas que acreditaram e acreditam no trabalho e que é possível construir uma cidade melhor para todos: a homenagem da Flora Fogaça.


Hoje é o dia de São Benedito, comemorado nos quatro cantos da Ibiapaba, porque sempre haverá os laços afetivos de quem é do Pacujá, Graça e Carnaubal, que têm um pedacinho desta terra em seus corações!


Parabéns, São Benedito! Felicidades, muitos anos de conquistas e progresso ao nosso município que já se chamou ‘Paz de São Benedito da Ibiapaba’. E paz e bem aos sambeneditenses, beneditenses ou são-beneditenses!

bottom of page