Cláudio Fogaça toma posse como Conselheiro do Polo Irrigado da Ibiapaba
- Flora Fogaça

- 11 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de nov.
A solenidade aconteceu na cidade de Ubajara

A região da Ibiapaba, desde que passou ser reconhecida como mais um Polo da Ibiapaba, que integra os 17 polos de agricultura irrigada oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), vem realizando encontros para transformar o projeto em ação. Algumas reuniões, desde o mês de março, têm servido para articular toda a região nos objetivos e propostas do Polo da Ibiapaba.
Na reunião dessa quinta-feira, 10, no Sindicato Rural de Ubajara, foi escolhido os conselheiros do Polo de Agricultura Integrada da Ibiapaba, que tem a coordenação de Inácio Parente, vice-presidente da FAEC. O Conselho contará, inicialmente, com 27 integrantes em um máximo de trinta membros com representação de onze municípios da região: Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ipu; e os municípios de Ipueiras e Poranga.
Para Cláudio Fogaça, CEO da Flora Fogaça, a criação deste polo será de grande importância para a Ibiapaba porque “vai garantir mais desenvolvimento para a região, fortalecer o agronegócio e dará mais tranquilidade para os produtores”.
Durante a reunião de ontem, alguns pontos foram discutidos no que diz respeito ao andamento com mais celeridade das ações do Polo. Na opinião de Cláudio Fogaça, tem que também fazer a força política da região da Ibiapaba. “É falar com a senadora Augusta Brito e com o deputado [Alysson Aguiar] para agilizar o processo”.
Esses polos recebem atenção especial por meio de ações articuladas, como repasse de recursos, apoio técnico, planejamento de políticas públicas e articulação institucional.
Uma das propostas deste polo é a implantação de novos barramentos para ampliação da disponibilidade de água da região de Ibiapaba, o que além aumentar a oferta de água para dessedentação humana e animal, também impulsionará a fruticultura irrigada e a produção de hortaliças. O projeto centenário do Açude Lontras também está no plano de trabalho do Polo de Agricultura Integrada da Ibiapaba.
Leia Mais:




Comentários