'III FB de Cores' tem São Benedito como tema e a participação da Flora Fogaça
- Flora Fogaça

- há 5 dias
- 2 min de leitura

O III FB de Todas as Cores iniciou a programação da Semana Cultural nessa quarta-feira, 26, e teve como tema central ‘São Benedito – Da Ancestralidade aos Dias Atuais’. Os alunos do ensino médio foram divididos em duas equipes e com dois temas definidos: Amarelo e Azul - 4 salas temáticas: equipe Amarela (História e Cultura) e equipe Azul (Economia e Turismo).
Dentro destes eixos temáticos, os alunos trabalharam a fé e religiosidade, agricultura, economia, música, dança, artesanato, gastronomia e tradições populares. As flores de São Benedito também tiveram espaço no evento, assim como a Flora Fogaça, que além de ser um dos padrinhos do evento, também é um dos destaques da exposição com suas flores e sua história nos dias 26, 27 e 28 de agosto.
Com os trabalhos de pesquisa concluídos e as salas prontas para a exposição, as equipes Azul e Amarela estavam motivadas para suas apresentações. A aluna Yarla de Oliveira, do 2º ano, confirmava o quanto os alunos adquiriram novos conhecimentos. “Foi bom participar porque aprendi a conhecer a história de São Benedito. Aprendi coisas novas que não sabia.
De acordo com a Coordenação da Escola, o evento tem como objetivo despertar o senso de pertencimento, a valorização da cultura local e o aprofundamento do conhecimento sobre a história e o espaço geográfico do município de São Benedito. Os temas abordados são um convite para conhecer e compartilhar memórias — vividas ou contadas —, celebrando o que a cidade tem de melhor e reforçando a importância da preservação do patrimônio histórico
e cultural.

Na abertura, a diretora Socorro Gomes, agradeceu os presentes e os parceiros, destacou o desfile realizado pelas ruas de São Benedito, a importância do evento e projetou as comemorações dos 90 anos do Farias Brito, que serão celebrados no ano que vem.
“Este projeto é de integração desde o desfile que aconteceu na manhã de hoje às apresentações artísticas culturais, e foi pensando nos 90 anos da Escola Farias Brito que se realizará no ano de 2027”, iniciou. Em seguida abriu oficialmente a Semana Cultural, “a escola decidiu trabalhar ‘São Benedito da Ancestralidade aos Dias Atuais’ para que cada estudante da comunidade Farias Brito, que traz o nome do filósofo Farias Brito, tenha mais conhecimento e um acolhimento de esperança de um projeto de vida melhor; como diretora da EMTI Farias Brito, declaro aberto o terceiro FB de Todas as Cores para toda a comunidade escolar e comunidade sambeneditense."

Na abertura com as danças temáticas, que aconteceram na Praça Dom Coutinho, em frene às escola, estiveram presentes, além da comunidade escolar e a população em geral, o Coordenadaor da Crede 5, Gerso Morais, o escritor João Bilega e o professor Luis Antonio Gomes, que representou a Flora Fogaça.
Leia Mais:




Comentários