top of page
  • Foto do escritorFlora Fogaça

Círio de Nazaré: fiéis com flores da Flora Fogaça e depoimentos de quem esteve lá

Cláudio Fogaça e Nilclece de Paula vivenciaram a experiência pela primeira vez na festa religiosa

“Como valeu a pena!”, com estas palavras, Nilclece de Paula definiu a sua ida para a maior festa da religião católica no Brasil: o Círio de Nazaré. O evento religioso tem início no mês de setembro e até a culminância cidade de Belém, diversas romarias, caminhadas, pedaladas, moto carreatas acontecem no estado até o ápice da festa na capital paraense.


O Círio de Nazaré é uma manifestação de fé que reúne cerca de dois milhões de pessoas todos os anos. A procissão principal ocorre sempre no segundo domingo de outubro.


Nilclece de Paula e Cláudio Fogaça são um casal católico que, em 2023, decidiu participar do Círio de Nazaré. Eles enfrentaram uma longa viagem de carro de São Benedito a Belém, no Pará, mas a experiência valeu a pena. Para Nilclece tudo valeu a pena e houve uma superação de sua parte a algumas adversidades. “Viagem longa de 1.235km, muito calor, as filas enfrentadas com uma multidão contagiante de devotos, até mesmo um pouco do meu pânico da multidão”. “Por Nossa Senhora de Nazaré! Só vivendo para sentir tanta emoção e fé!”, explica.


Nilclece de Paula e Cláudio Fogaça no Círio de Nazaré, em Belém


Além da emoção com os fiéis pagando promessas, Nilclece conta que encontrou diversos fiéis com as flores da Flora Fogaça nos cortejos. Ela fez questão de registrar para o site.


Vídeo registrado por Nilclece de Paula


Cláudio também ficou impressionado com o Círio “vale a pena mesmo, é muita emoção, muita fé, muita gente pagando promessa, emocionante pra caramba”, relata o CEO da Flora Fogaça.


Outro relato de Cláudio sobre o Círio foi com a quantidade de peregrinos na romaria pelo rio. “Acompanhamos a romaria fluvial no barco o trajeto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré”. O percurso que trasncorreu pelas avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Governador Magalhães Barata, depois ficou no colégio Gentil Bittencourt, até a Trasladação.


Fogaça também relata não ter visto nenhuma confusão ou briga. “Vi o pessoal dando água, as pessoas de joelho pagando as promessas, muito forte. Também fomos na missa [no domingo] à noite”.


“É muito emocionante esse evento. Vou programar para todo ano ir”, planeja Fogaça.


Eles tiveram a companhia de um outro casal de São Benedito, Márcio Melo e Morgana Alcântara. “Conhecer e vivenciar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, para mim foi uma experiência religiosa incrível onde milhares de fiéis cortejam a santa milagrosa em uma devoção de fé e paixão”, comentou o dentista Melo.


Da esquerda para a direita: Morgana, Márcio, Cláudio e Nilclece


Flores da Flora no Círio


Nos meses de setembro e outubro, com as comemorações do Círio de Nazaré no estado do Pará, as flores da Flora Fogaça estiveram presentes em diversos momentos da festa religiosa. Confira abaixo:


Nas romarias que antecedem a procissão principal, também foram usadas flores da Flora Fogaça para decorar as carroças e os andores que transportam os fiéis. Na foto, na Vila de Porto Seguro, na cidade de Igarapé-Açu, interior do Pará.


Círio de Capanema, município do Pará


Paróquia de Santa Terezinha, Diocese de Bragança-PA


Paróquia de Santa Luzia - Santa Luzia do Pará-PA


A Flora Fogaça é uma empresa de produção de flores localizada em São Benedito, no Ceará. É especializada na produção de flores para diversos tipos de eventos, e coleciona nos últimos anos diversas participações por meio de suas flores no Círio de Nazaré. As flores da Flora Fogaça são conhecidas por sua beleza e qualidade, e contribuem para tornar o Círio de Nazaré uma festa ainda mais bonita e emocionante.


Leia mais:




Comments


bottom of page