top of page
  • Foto do escritorFlora Fogaça

Flora Fogaça é um dos destaques em Semana Cultural de escola em São Benedito

O CPACO realizou a 27ª edição do evento em homenagem ao sesquicentenário do município

O Colégio Professora Alice do Carmo Oliveira, localizado no município de São Benedito, no Ceará, está realizando de 16 a 18 de outubro, a sua 27ª Semana Cultural. O tema do evento é “São Benedito 150 anos – com olhares através do tempo”, em comemoração ao aniversário da cidade, que será celebrado em 25 de novembro.


As equipes formadas pelos alunos de todos os níveis de ensino da instituição abordaram diversos aspectos sobre o município, como a sua história, cultura, gastronomia, o turismo e a economia. As duas floriculturas de São Benedito foram representadas pelos alunos do 6º ano na temática do turismo.


Uma das equipes, composta por Carla Farias Brito, Lais Lino Saraiva, Francisco Emanuel Fales Melo, Kiara Sofia Rodrigues Medeiros e Maria Fernanda Aguiar Freire, apresentou um histórico da Flora Fogaça.


Da esquerda para a direita: Carla, Lais, Emanuel, Kiara e Maria Fernanda


No stand da equipe, os alunos se revezavam em contar a história da empresa, com utilização de dados da pesquisa, orientada pela professora Fernanda Marques, como também com alguns exemplares da revista comemorativa dos 20 anos da Flora Fogaça.


Um cartaz, de autoria de Maria Fernanda Freire, apresentava em formato de desenho a logomarca da empresa, com imagens comparativas do antes e depois do plantio de algumas variedades. Ela conta que teve a iniciativa para mostrar o potencial da Flora Fogaça “a ideia foi minha para falar da história da empresa, em que ano foi criada e que é uma das maiores floriculturas do Brasil”.


Cartaz da equipe do 6º ano


A turminha demonstrava alegria em estar apresentando as informações para os visitantes e por terem conseguido destacar um dos principais atrativos turísticos de São Benedito. Outro componente da equipe, Emanuel Melo, era uma prova de satisfação em poder transmitir o que aprendeu. “Eu me sinto bem ensinando sobre as flores da Flora Fogaça, porque acho legal as pessoas saberem mais sobre as flores”, pontuou o estudante.


A professora de Geografia, Fernanda de Araújo Marques, relatou também o quanto estava agradecida por ter acompanhado os seus alunos nesse trabalho. “Um sentimento de gratidão por orientar os alunos nessa pesquisa, muito conhecimento acima de tudo sobre a cidade de São Benedito, com o subtema voltado para o turismo que cresce nos diversos setores econômicos e sociais”.


Homenagem


A Semana Cultural do Colégio Professora Alice do Carmo Oliveira é um evento tradicional que contribui para o desenvolvimento cultural do município, que promove a integração entre alunos, professores e comunidade e incentiva a pesquisa e a criatividade.


Essa edição também foi marcada por depoimentos de ex-alunos, que se formaram e agradeceram a contribuição da escola em suas vidas, como também pela homenagem ao Professor João Bosco Pimenta, um dos fundadores do Colégio Professora Alice do Carmo Oliveira, que faleceu no último 3 de maio.


A Coordenadora Pedagógica do CPACO, Socorro Flávia, disse à reportagem do site que o Professor Bosco fazia muita falta na Semana Cultural. Ele era um dos responsáveis pela organização do evento, e sempre dava sugestões para que [a Semana] fosse um sucesso. “O professor Bosco era uma pessoa muito envolvida com a escola. Ele sempre buscava novas ideias para a Semana Cultural”, disse Socorro Flávia. “A Semana Cultural tem esta identidade de conhecimento, e o professor Bosco era também um dos responsáveis por isso”.


A programação da Semana Cultural de 2023 está tendo grande repercussão na comunidade escolar, que também realiza os jogos Carlito Feijão. Socorro Flávia reforçou que as apresentações foram excelentes, com destaque para os stands, as danças, a robótica, as maquetes e o olhar para a história do município de São Benedito.


“A Semana Cultural [do CPACO] é planejada para ser um evento muito importante para a comunidade de São Benedito”, disse Socorro Flávia. “É sempre uma oportunidade para celebrar a história e a cultura da cidade, e a deste ano também para homenagear um dos seus mais ilustres professores”, finaliza.


Painel montado pelos alunos com alguns dos ex-alunos do CPACO


Leia mais:


Σχόλια


bottom of page