top of page
  • Foto do escritorFlora Fogaça

Retrospectiva Flora Fogaça 2023

Alguns fatos que marcaram a celebração dos 20 anos da empresa


A celebração dos 20 anos da Flora Fogaça foram marcados por vários acontecimentos ao longo do ano de 2023. A empresa realizou diversas ações internas e externas para fortalecimento da marca, para celebrar as duas décadas de fundação e, ao mesmo tempo, manter o foco da sua missão na busca dos resultados para atender as expectativas dos clientes, colaboradores, fornecedores e da comunidade.


O site fez uma retrospectiva dos principais acontecimentos ao longo do ano. Confira:


O início das comemorações


O mês de janeiro iniciou com o tema pautado na celebração dos 20 anos da empresa “Feliz  2003 porque seremos mais felizes em 2023”. A ideia foi fazer uma referência ao ano de fundação e com o aniversário de duas décadas completados neste ano.


Foi destacado por meio de suas redes sociais que a história da empresa começou com ideais, profissionalismo, compromisso, mas principalmente a valorização das pessoas, do cliente ao colaborador, que sob a liderança de Cláudio Fogaça, se tornou uma empresa reconhecida pela sua seriedade, ética e profissionalismo.


E em forma de agradecimento, a empresa divulgou uma mensagem de gratidão:  “E neste início de ano, todos que fazem a Flora Fogaça agradecem aos que acreditaram e acreditam no projeto de uma empresa que traz em seu slogan a palavra “flores” e que chegou até aqui, graças a qualidade de seus produtos, a colaboradores motivados e proativos, aos fiéis clientes, a acolhida do povo de São Benedito e a visão humana de seu fundador que acreditou que o sonho era possível e transformou os seus sonhos em uma realidade chamada: Flora Fogaça!”.


As primeiras datas comemorativas e o Impulsiona Ceará


O mês de fevereiro começava, o Carnaval celebrado em todo o Brasil e a empresa já se preparava para o Dia internacional da Mulher, no mês de março, uma data em que as flores da Flora Fogaça são muito solicitadas nas comemorações em homenagem às mulheres.


E o terceiro mês do ano foi marcado pela 3ª edição do Impulsiona Ceará, realizada nos dias 31 de março e 1º de abril, em Ubajara, que contou com a participação da empresa.



Os empresários Cláudio Fogaça e Theodoro Jacob Swart formalizaram uma parceria na participação na ‘Impulsiona Ceará’ nos Arranjos Produtivos Locais: Flores da Ibiapaba. As duas floriculturas, a Flora Fogaça, de São Benedito, e a Fazenda Santo Expedito, de Ubajara, estiveram com um stand em que divulgaram as ações das empresas, os seus produtos e as suas variedades de flores.


O Dia das Mães e a preparação para a grande festa


A partir do mês de abril, o planejamento da festa estava consolidado e, ao mesmo tempo, aberto a sugestões do que poderia ser feito para o grande evento que aconteceria no mês de junho.


Enquanto isso, toda a empresa, nos quatro estados em que atua, estava mobilizada para uma das datas mais importantes do ano: o Dia das Mães.


A produção nos sítios da Flora Fogaça estava a todo vapor no mês de abril, assim como o Santos Mirim, projeto social e esportivo apoiado pela empresa, que se sagrava campeão da Serra Cup, na categoria sub 15, no mês de maio.


E os 20 anos chegaram em junho!


Não restam dúvidas que toda a expectativa do início do ano para a celebração dos 20 anos da Flora Fogaça havia chegado ao fim no mês de junho. Na verdade, a culminância aconteceria naquele mês em meio ao Dia dos Namorados, outra ocasião que mobiliza também o Setor de Vendas e as tradicionais festas juninas, que também movimentam o sexto mês do ano.



A equipe da Flora Fogaça se preparava para a grande festa dos 20 anos e mesmo durante os preparativos, o Sítio Ipiranga continuava a receber os visitantes e turistas. É possível ver na foto abaixo, um grupo de mulheres da cidade de Caxias, Maranhão, e ao fundo os guarda-chuvas de parte da decoração da festa.


E o dia 17 de junho de 2023 chegou! Uma grande festa, com uma superestrutura aconteceu no Sítio Ipiranga, em São Benedito, na sede da Flora Fogaça.


Foram muitas as homenagens e apresentações musicais. O ‘Arraiá da Flora Fogaça’ foi um sucesso, marcado pela gratidão do CEO da empresa Cláudio Fogaça. A festa reuniu a sociedade sambeneditense, com a presença de autoridades, dos colaboradores, prestadores de serviço, parceiros e o público em geral.


Dentro do evento houve os discursos, homenagens, show de humor, música e o lançamento da revista dos 20 anos.  Ainda no campo das homenagens, o cordelista João Bilega, a Câmara Municipal e a Prefeitura de São Benedito fizeram as honras nas palavras para tornar a data e festa inesquecíveis.


Festival Serrano em julho


A cidade de São Benedito celebrava o ‘Festival Serrano’, que destacava a cultura, arte e as riquezas do município com exposições e apresentações artísticas. E a Flora Fogaça esteve presente em um dos stands do evento.


A Flora Fogaça mostrou em seu stand algumas variedades de flores, divulgou o mix de produtos, recebeu visitantes, não apenas da cidade, como também de outros municípios, que estavam no festival e também vieram prestigiar as novenas por conta dos festejos do padroeiro homônimo da cidade: São Benedito.


Mês dos pais e Dom Edmilson


No mês de agosto, a Flora Fogaça fez uma homenagem aos pais, trabalhadores, guerreiros, dedicados, caprichosos, competentes, que diariamente buscam fazer o seu melhor e honrar por meio do trabalho a família em prol dos seus filhos.



E ainda no mês de agosto, a Flora Fogaça recebia o Bispo da Diocese de Tianguá, Dom Francisco Edimilson, que veio à empresa para adquirir as flores para a decoração da 2ª edição do ‘Sou Feliz Por Ser Católico’. O sacerdote escolheu as variedades de flores: crisântemos, lírios e algumas folhagens.


O início do Círio e o Encontro dos Técnicos Agrícolas


O mês de setembro começava e as cidades do Pará, que celebram o início do Círio de Nazaré, já celebravam a grande festa católica dos paraenses. E a primeira delas foi a cidade de Igarapé-Açu, que com uma Santa Missa e Procissão do Círio de Nazaré, na Vila de Porto Seguro, fazia uma prévia da grande celebração no dia 8 de outubro, com as flores da Flora Fogaça em sua berlinda.


Em setembro, o Espaço de Eventos da empresa sediou o encontro dos Técnicos Agrícolas, que reuniu representantes da categoria dos Técnicos Agrícolas do estado do Ceará. Durante o evento, houve a solenidade de posse de Cláudio Fogaça como presidente da ATACE e teve as presenças do Presidente do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas Mário Limberger e o ex-governador, senador do estado de Rondônia, que é Assessor Institucional do CFTA, Valdir Raupp.


O ‘Outubro Rosa’ e homenagem em escola


Com o tema “Cuidar de coração de quem a gente ama”, a Flora Fogaça realizou a campanha do Outubro Rosa entre os seus colaboradores. O objetivo da campanha foi abordar a prevenção do câncer de mama e a importância do autocuidado tanto para as colaboradoras quanto para seus familiares.


Um conjunto de ações internas aconteceram na empresa. As colaboradoras da Flora Fogaça também participaram de uma palestra sobre o tema do câncer de mama. O ‘Chá da Tarde - Outubro Rosa’ foi um evento em parceria com outras empresas da Ibiapaba e aconteceu na cidade de Ubajara.


O Colégio Professora Alice do Carmo Oliveira, localizado no município de São Benedito, realizou de 16 a 18 de outubro, a sua 27ª Semana Cultural. O tema do evento é  “São Benedito 150 anos – com olhares através do tempo”, em comemoração ao aniversário da cidade, que foi celebrado em 25 de novembro. Uma das equipes da escola, composta por Carla Farias Brito, Lais Lino Saraiva, Francisco Emanuel Fales Melo, Kiara Sofia Rodrigues Medeiros e Maria Fernanda Aguiar Freire, apresentou um histórico sobre a Flora Fogaça.


O ‘Novembro Azul’, eleições da CIPATR e visita técnica


A Flora Fogaça realizou uma ação interna voltada para o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. A campanha teve como tema “O que preciso saber para passar para frente?”, fez parte das orientações sobre saúde na empresa.

Todos os colaboradores dos sítios Ipiranga, Buriti, Inhuçu e Angelim, em São Benedito, receberam um panfleto informativo sobre o câncer de próstata, com informações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA).


Ainda no mês de novembro, a empresa Flora Fogaça realizou eleições para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPATR). A votação aconteceu nos sítios Ipiranga, Buriti, Inhuçu e Angelim, em São Benedito, onde a empresa concentra a sua produção de flores.



E um dos momentos marcantes do mês de novembro, foi a visita dos estudantes da disciplina de Paisagismo e Meio Ambiente, do 2º ano do Ensino Médio, do curso de Agropecuária, da Escola Juca Fontenele. Os estudantes de Viçosa do Ceará estiveram presentes à Flora Fogaça para uma visita técnica. A comitiva de 42 alunos veio acompanhada dos professores Cynthia Renata e Marcelo Brito.


No final do mês, em sessão solene, promovida pela Loja Maçônica Luz da Ibiapaba Nº 29, localizada em São Benedito, o empresário Cláudio Fogaça recebeu uma homenagem pelos ‘relevantes serviços prestados à Oficina e à Ordem em geral a toda sociedade sambeneditense’. A sessão foi conduzida pelo Venerável Mestre Antônio Leandro Rodrigues de Olinda e Fogaça estava acompanhado de sua esposa Nilclece de Paula.


Mais homenagens a Cláudio Fogaça, Missa e Confraternização


Dezembro também foi de celebração na Flora Fogaça. Logo no início do mês houve uma missa em Ação de Graças, em comemoração aos Festejos da Padroeira Nossa Senhora Imaculada, do Distrito do Inhuçu, em São Benedito.


A celebração foi realizada pelo Padre Adriézio Lima e contou com a presença dos colaboradores dos quatro sítios da empresa: Buriti, Inhuçu, Angelim, além do Sítio Ipiranga, onde a missa ocorreu.


O CEO da Flora Fogaça, Cláudio Fogaça, foi destaque em uma revista comemorativa sobre os 150 anos. A empresa também foi tema da reportagem especial sobre flores, cujo título foi ‘Capital das Flores’ em que em dois depoimentos, Cláudio Fogaça protagonizou a matéria em um histórico sobre as floriculturas de São Benedito.


Dois dias após o lançamento da revista, Fogaça concedeu entrevista ao ‘The Mutuca Podcast’ e foi uma das maiores audiências do canal no YouTube. Por mais de duas horas, o CEO da Flora Fogaça fez uma retrospectiva da sua infância, a importância de seus pais no incentivo ao trabalho, sobre o início dos seus estudos como Técnico Agrícola, a chegada ao Ceará e como aconteceu o desenvolvimento da empresa.


E por fim, a empresa realizou a confraternização de fim de ano com os colaboradores na sede da empresa no Sítio Ipiranga, em São Benedito. A festa teve uma celebração religiosa, realizada pelo Missionário Conrado, do Santuário de Fátima de São Benedito. A diretoria da Flora Fogaça enalteceu o trabalho dos colaboradores, as novas admissões e ações internas que celebraram os 20 anos da empresa em 2023. Houve um show de prêmios para os colaboradores com sorteios de presentes e premiação em dinheiro. Foi servido um churrasco aos colaboradores e na oportunidade, foi celebrado os aniversariantes do mês de dezembro.


Leia Mais:



Comments


bottom of page